"O motor da República: os carros dos Presidentes"








Numa iniciativa inédita de descentralização cultural, o Museu da Presidência da República e o Museu dos Transportes e Comunicações, abriram ao público o núcleo museológico O motor da República – os carros dos Presidentes.
 
Trata-se de uma exposição permanente onde se oferece ao público a possibilidade de visitar, reunida e preservada, uma das mais importantes coleções de carros do país: os que, ao longo da já centenária República, estiveram ao serviço dos seus Presidentes. 

Uma oportunidade de percorrer alguns dos momentos mais marcantes da República portuguesa e da instituição presidencial, desde 1910 até aos nossos dias. 

Fotografias, textos, meios audiovisuais e informáticos, para além de objetos e documentos alusivos à atividade política de cada Presidente, complementam a mostra das viaturas e potenciam a interatividade com o público.




Simultaneamente, esta mostra dá a conhecer a evolução dos meios de transporte e algumas edições raras da indústria automóvel – das caleches e landaus do final do século XIX, que ainda foram utilizados durante a I República, aos modelos motorizados topo de gama, da década de 2000, apontando a sua história, especificações técnicas e contextualização da sua utilização.


O núcleo museológico O motor da República – os carros dos Presidentes desenvolve-se a partir de três áreas temáticas: 
 

“Do hipomóvel aos pioneiros”













“O Estado Novo e as viaturas de aparato” 



“A democratização das viaturas presidenciais”






















Nenhum comentário: