segunda-feira, 10 de abril de 2017

Dia Internacional dos Museus e Noite Europeia dos Museus

Cartaz de divulgação | DGPC






































Inspirado pelo tema proposto pelo ICOM para o Dia Internacional dos Museus “Museus e histórias controversas: dizer o indizível nos Museus” o Museu desenvolve uma programação alicerçada no quotidiano aduaneiro: a história do Edifício da Alfândega Nova, o contrabando enquanto prática transfronteiriça e o combate à fraude serão temas em destaque.

DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS | 18 DE MAIO | 15h
 “Anatomia do Contrabando” - uma conversa aberta sobre assuntos controversos que interessam a todos os cidadãos e aos jovens em particular: contrafação, pirataria, segurança alimentar, tráfico de animais estarão em foco pela voz de especialistas.

NOITE EUROPEIA DOS MUSEUS | 20 DE MAIO
18h – “Um objeto e seus discursos por semana” – em parceria com a Câmara Municipal do Porto, a peça da coleção aduaneira “Viola para Contrabando” será mote para um diálogo onde se cruzarão as perspetivas da antropologia, da museologia e dos serviços antifraude da Autoridade Tributária.

21h30 – “Zé do Saco: o contrabandista” e o “Guarda-Fiscal Pires” conduzirão uma visita pelos meandros do Edifício da Alfândega Nova recordando os trajetos das mercadorias e as antigas práticas aduaneiras. Numa dinâmica, que em tudo nos recorda o jogo do gato e do rato, o contrabandista tudo fará para não cair nas malhas das regras da autoridade fiscal!

Visite o Museu, participe nas conversas e na visita e ouça as nossas histórias controversas!


Mais Informações e inscrições:
"Um objeto e seus discursos por semana” - http://www.umobjetoeseusdiscursos.com/
Visita pelo Edifício da Alfândega - museu@amtc.pt  | Telf. 223403000


Nenhum comentário: