segunda-feira, 19 de abril de 2010

Orquestra do Norte no Edifício da Alfândega




No próximo dia 22 de Abril, a Orquestra do Norte (ON) iniciará um ciclo de concertos que animará a Sala do Arquivo do Edifício da Alfândega Nova do Porto ao longo do presente ano.

Neste contexto, e tendo em consideração a Música e a sua Fruição como elementos essenciais para um desenvolvimento humano harmonioso, a Orquestra do Norte propõe para o dia 22 de Abril, pelas 11h, o primeiro de três concertos didáctico-pedagógicos.

De acesso gratuito e com a duração de cerca de 1 hora, este concerto é dirigido a escolas/grupos do ensino básico (1º e 2º ciclos) e será uma acção deveras importante para ampliar e enriquecer o conhecimento dos mais novos na área da música.

O Museu dos Transportes e Comunicações, parceiro desta iniciativa, vem partilhar o programa mais detalhado e convidar todos os interessados a participarem activamente neste projecto musical.


ALFÂNDEGA
CONCERTO DIDÁCTICO-PEDAGÓGICO


As acções da Orquestra do Norte (ON), em conjunto com diversas entidades, possuem um carácter educativo, permeado pela perspectiva de inclusão sócio-cultural dos participantes.

A formação musical das crianças e jovens foi, desde a sua criação, um dos pilares programáticos da ON. Nesta área foram realizadas mais de um milhar de acções, que contabilizaram um público acima dos 45.000 espectadores.
Os resultados têm sido excelentes: os alunos manifestam interesse em voltar; os professores passam a trabalhar com música orquestral nas suas salas de aula, e há cada vez mais pessoas interessadas a assistir aos concertos.
Fazer música é bem mais do que adquirir conhecimento técnico. Liga-se à esfera da criação, da invenção, do prazer estético, do encantamento. Nessa conformidade, tentamos criar condições para que o aluno descubra e revele a sua própria musicalidade.




PROGRAMA

A Anatomia da Orquestra

Era uma vez uma orquestra. Esta orquestra era constituída por três famílias de instrumentos: as cordas, os sopros – madeira e metal – e a percussão. A cada uma destas famílias correspondia uma série de instrumentos ...

A Anatomia da Orquestra é um programa pensado com o objectivo de dar a conhecer os instrumentos que integram uma orquestra. As peças escolhidas constituem uma selecção de trabalhos orquestrais que são exemplos ilustrativos da utilização dos instrumentos apresentados.
A apresentação é constituída por comentários esclarecedores sobre os aspectos técnicos e conceituais envolvidos na performance, com uma linguagem simples e directa.

Público-alvo: Escolas (Ensino básico 1.º e 2.º Ciclo)
Horário: 11h00
Duração: 1 hora
22 de Abril de 2010

Um comentário:

disse...

O meu filho de 6 anos foi e adorou. Parabéns pela iniciativa!